5 de maio – Em homenagem a Rondon, este é o Dia Nacional das Comunicações

FIM DE SEMANA: Pastoral CCJ realiza Jornada com ensino médio
02/05/2016
Fotos em tempo real: Rota dos Bandeirantes 2016
05/05/2016

O Dia Nacional das Comunicações é comemorado em 05 de maio, data escolhida em homenagem a Marechal Rondon, o patrono das comunicações no Brasil.

A homenagem do Dia Nacional das Comunicações para Marechal Rondon deve-se ao fato de esse ser uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil.

orelhao-antigo-1972

Modelo de orelhão do início dos anos 70

Defensor dos índios, Rondon foi responsável pela criação de linhas telegráficas importantes, integrando regiões do centro-oeste e norte ao sudeste do Brasil.

Viveu na época em que o principal meio de comunicação à distância era o telégrafo elétrico, inventado por Samuel Morse  e instalado pela primeira vez no Brasil em 1852. No entanto, para esse meio funcionar, era necessária a construção de linhas estruturais compostas por postes e fios ao longo de milhares de quilômetros, envolvendo as principais localidades de diferentes regiões. Décadas mais tarde, coube a Rondon a liderança sobre boa parte desse importante feito, que permitiu ao país melhor se desenvolver e integrar-se territorialmente durante os tempos posteriores.

Redação: Roberta CDias – Jornalista responsável do Colégio Coração de Jesus com informações Uol Educação.