fbpx

7°s anos realizam aula de campo na 32ª Bienal de São Paulo

Educadores CCJ participam do Projeto Crescer em Rede
01/07/2017
FOTOS PARTE 1 – Jogos CCJ F2 e Médio
05/07/2017

Contemplando os conteúdos do material didático digital (MDD) as disciplinas de História e Língua Portuguesa do Colégio Coração de Jesus, proporcionaram nos dias 29 e 30 de junho uma aula de campo na  32a Bienal de São Paulo – Itinerância Cuiabá aos jovens alunos dos sétimos anos.

A Bienal terá recortes exibidos em cidades no Brasil e no exterior em 2017. Seleções de obras viajam às cidades de Campinas/SP, Belo Horizonte/MG, São José dos Campos/SP, Cuiabá/MT, São José do Rio Preto/SP, Ribeirão Preto/SP, Garanhuns/PE, Palmas/TO, Santos/SP, Itajaí/SC e Fortaleza/CE. Itinerâncias internacionais já estão confirmadas em Bogotá/Colômbia e em Porto/Portugal.

Intitulada INCERTEZA VIVA [Live Uncertainty], a 32ª Bienal tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas. A mostra teve curadoria de Jochen Volz e dos cocuradores Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil), Lars Bang Larsen (Dinamarca) e Sofía Olascoaga (México).

Os alunos puderam presenciar e refletir sobre a poesia e a história que envolve a participação humana. Bem como despertar o olhar e a percepção de que eles não são os únicos a se preocuparem com o futuro, afinal, desde a Campanha da Fraternidade de 2017, todo o Colégio Coração de Jesus está envolvido em práticas sustentáveis e o uso consciente dos recursos, biomas e preservação ambiental.

Nessa mudança de ambiente educacional aproveitamos os eixos centrais da exposição (ecologia, cosmologia, narrativa e educação) para explorarmos os conhecimentos (prévios, de mundo e recentes dos alunos) para transformá-los em material de pesquisa e estudo, embasados nas disciplinas envolvidas.

Disciplinas: História e Língua Portuguesa

Prof.ª Arminda Brito – Prof.ª Ronize Midori e Patrícia Melo