5 super dicas para realizar com sucesso a sua inscrição no Enem 2016

ENTREVISTA: Diretora CCJ fala sobre Comunicação Social e sua influência na educação
09/05/2016
MÊS MARIANO: F1 e Infantil II abrem as homenagens com coroações à Nossa Senhora
11/05/2016

ENEM 2016 – DICAS ÚTEIS SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Começam hoje, dia 9 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, que vão até as 23h59 do dia 20. A estimativa é de que ocorram 8 milhões de inscrições – 2,2 milhões consistem de estudantes que cursam o último ano do ensino médio e precisam fazer a prova este ano.

O COLÉGIO CORAÇÃO DE JESUS preparou umas SUPER DICAS  para vocês realizarem com sucesso a inscrição do ENEM 2016.

  1. Para se inscrever, é preciso acessar a página do INEP dedicada ao ENEM e ter em mãos RG e CPF. Cada candidato deverá informar um número de telefone pessoal válido e um endereço de e-mail único para contato. O valor será de 68 reais, 5 reais a mais em relação ao ano anterior, e o pagamento poderá ser feito por meio de boleto até o dia 25 de maio.
  2. Para se inscrever no exame, os estudantes devem informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG – Registro Geral). Além disso, devem cadastrar um endereço de e-mail válido e um número de celular, pois é através destes meios que o aluno receberá as informações referentes às datas e locais das provas.
  3. A escolha do município onde o aluno fará a prova e a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), também serão feitas no momento da inscrição.
  4. No momento do registro, o candidato deve criar uma senha que, junto com o número de inscrição, que é gerado automaticamente, será utilizada em todos os procedimentos on-line relativos ao Exame.
  5. Ao finalizar corretamente o cadastro, o aluno terá direito ao Cartão de Confirmação, que será gerado pelo INEP no mês que antecede as provas. Este cartão traz as informações relativas às datas e locais das provas, número de inscrição, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se o aluno assim solicitou). No entanto, sua apresentação, no dia do exame, não é obrigatória.

Ao finalizar corretamente o cadastro, o aluno terá direito ao Cartão de Confirmação, que será gerado pelo INEP no mês que antecede as provas. Este cartão traz as informações relativas às datas e locais das provas, número de inscrição, opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se o aluno assim solicitou). No entanto, sua apresentação, no dia do exame, não é obrigatória.

No dia do Enem, o aluno deve apresentar, apenas, um documento de identidade original com foto. São aceitos: RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação.

Este ano a prova conta, pela primeira vez, com sistema de identificação biométrica e o reconhecimento individual será feito pela digital do participante, que será impressa na ficha de identificação por meio de selo gráfico.

O exame está previsto para acontecer nos dias 5 e 6 de novembro. Como sempre, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h (horário de Brasília). 

Assessoria do Colégio Coração de Jesus com informações blastingnews educação.