SIMULAÇÃO ONU: Aluna representará a escola na final nacional

EM CLIMA DE DESPEDIDA! Final do ano letivo, com alegria rumo aos próximos passos
23/11/2016
É NATAL! Cantata de Natal CCJ abriu os festejos natalinos da grande Cuiabá
29/11/2016

As alunas Verônica Bezerra do 1° ano A e Bianca Vasconcelos Mattos do 3° ano, ambas do Ensino Médio, participaram da maior competição de Simulações ONU do Brasil. O evento aconteceu no último final de semana (19 e 20 de novembro), no Hotel Business Prime, na saída para Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.

Dentre nossas duas representantes, a aluna Verônica foi selecionada para a final nacional que ocorre no próximo mês fora do Estado.

Em entrevista, Verônica conta que a escola deu todo o apoio necessário para que ela entrasse na competição. Conta ainda que relações internacionais e atualidades sempre despertaram sua curiosidade e achou que a simulação  seria algo bom para seu futuro.

Verônica explica que o primeiro passo é a preparação para a participação na atividade através de capacitação onde os alunos aprendem o protocolo oficial a seguir num evento internacional da ONU. Nessa capacitação ocorrerá o sorteio dos países e dos comitês.

“Após receber o país, somos chamados de “Delegados”. Eu representei o Canadá e tive que debater junto a outros participantes para chegar em uma proposta de intervenção para o tema que me foi dado, enquanto um representante da Internationali observava tudo e julgava a conduta de cada um”, explica.

Ao final da discussão, as ideias apresentadas são organizadas em um documento formal que segue o mesmo padrão utilizado pelas Nações Unidas, sendo esse uma resolução para os tópicos propostos; esse é o produto final dos Comitês.

Verônica foi selecionada junto com mais nove participantes de outras escolas e representará o Coração de Jesus na final nos dias 13 a 16 de dezembro, em Brasília.

“Não da para descrever o quanto sou grata por essa oportunidade, pois cresci um pouco mais com essa experiência e coloquei meus conhecimentos à prova”, comemora a aluna.

O primeiro lugar da final nacional ganha uma viagem para os EUA, onde participará de uma simulação na Harvard University. O programa de simulações e modelos da ONU faz parte da instituição Internationali Negotia e convida jovens de todo o Brasil a transformar o mundo ao seu redor desenvolvendo os conhecimentos e ideias dos participantes.

Conheça mais em Internationali Negotia

Parabéns, Verônica! Estamos na torcida por você!

Participantes Simulação da ONU, Cuiabá