O que é AJS

O Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana.


“O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, amadurecida no âmbito da Família Salesiana.
Fazem parte do Movimento os jovens, as jovens e os adultos, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano” (cf. LOME, nº 124).

A AJS é uma organização eclesial reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos desde 2004 e é independente juridicamente da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora.

Tanto os Salesianos de Dom Bosco, assim como as irmãs Salesianas, devem apoiar, acompanhar e garantir a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana, sendo seus guias espirituais.

“Os jovens são os verdadeiros protagonistas do crescimento educativo do movimento, acompanhados pelos educadores, na responsabilidade que lhes é própria e no interior do único projeto pastoral do território” (QRPJS, p. 167).

Identidade da AJS  

AJS é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e querem vivê-la.

“A AJS é uma associação Jurídica, constituída por jovens que pertencem a várias associações ou grupos animados pela Pastoral Juvenil Salesiana. Sendo uma associação, abre as portas a todos, pois o seu serviço é voltado à Igreja e a todos os jovens” (QRPJS, p, 165).

 “A AJS torna concreta e visível a comunhão de grupos e associações juvenis que, embora mantendo sua autonomia organizativa, se inspira em Dom Bosco e em Maria Domingas Mazzarello; identificam-se com a espiritualidade e a pedagogia salesiana” (LOME, 125).

Fonte: Princípios norteadores da articulação da juventudes / Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana. Brasília, DF. Edebê, 2016.

Posso ajudar?