Cuiabá, 300 anos – Mostra Pedagógica 2019 – 3º ano: Siriri na cultura cuiabana

Dança regional característica do Estado de Mato Grosso, principalmente nas áreas mais tradicionais. O Siriri é dançado e cantado por homens e mulheres, sendo também bastante apreciado pelas crianças, que gostam das músicas e dos gestos da dança. Enquanto os dançadores se manifestam, ora em roda, ora em fileiras, batendo palmas e cantando, os tocadores – cururueiros – tocam a viola de cocho e o ganzá, seguido de mocho ou tamborim – que é um instrumento parecido com um banco, com quatro pernas de madeira e couro esticado, percutido com dois bastões de madeira. Ao ritmo forte da música, os dançarinos parecem não se cansar, dançando noite adentro.

Para a mostra pedagógica as crianças decoraram um instrumento utilizado no Siriri, a viola de cocho. Também visitaram um grupo de dança regional premiado mundialmente , o grupo “Flor Ribeirinha” e aprenderam a importância de conservarmos a tradição, a música, o ritmo e a dança regional. Aprenderam sobre instrumentos como a viola de cocho, mocho e o ganzá. E apresentaram uma linda coreografia de siriri.

Algumas fotos do lindo trabalho realizado:

Deixe seu comentário

Quem Somos

Somos uma escola inovadora e comprometida com o valor das relações e formação ampla do indivíduo, para que cada um seja feliz em aprender e construa um mundo mais justo e melhor.

Mais recentes no site

"Educação é coisa do Coração!" Dom Bosco

AS PESSOAS TAMBÉM ESTÃO LENDO

Veja mais:

Apresentação Robótica – 2º ano A

Os alunos dos 2º Anos construíram com materiais recicláveis diferentes tipos de robôs nos quais os ajudariam em algumas tarefas do dia a dia. Na ação os alunos

Missa de Dom Bosco

Dentro do mês das vocações, comemoramos em 16 de agosto o dia do aniversário de Dom Bosco, pai e mestre da juventude, fundador dos salesianos.

Posso ajudar?