FanFic: Coautores de obras famosas, alunos do 8° e 9° anos fazem adaptação de histórias

Seguindo o fluxo dos Emoticons e Pokemon GO 6°s anos deixam fluir a criatividade e criam balões sensoriais de farinha
26/08/2016
Aulão de véspera UNEMAT
30/08/2016

Visando ampliar a leitura e a escrita de seus alunos, a professora de Língua Portuguesa, Juliana Poleto realizou com os oitavos e nonos anos o Projeto FANFIC.

FANFIC – Termo em Inglês – Fanfiction, escrita divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que partem da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames dentre outros; sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros.

De início, os alunos fizeram a leitura das obras Os Miseráveis (autor: Victor Hugo, adaptado por Walcyr Carrasco) e Antes da Meia Noite (autor: Menalto Braff), dividiram-se em grupos e adaptaram a história, sem modificar o enredo central, com personagens da imaginação.

“Os alunos trabalham em cima de obras estudadas em sala de aula, parte da grade escolar. O projeto dá a licença poética para que os alunos modifiquem a história mantendo sempre o enredo central. Eles deixaram fluir a imaginação e encontramos nas obras: piratas, príncipes e princesas, personagens de séries e filmes”, explica Juliana. A professora ainda lembra que todas as história foram escritas à mão, desde capa até desenhos dos personagens.

Os trabalhos estão expostos no quadrado, ao lado da Pastoral, e podem ser conferidos por todos os alunos e os visitantes da escola.

Confira!