Conhecer à campo um pouquinho da história de Mato Grosso, sua cultura e linguagens. Essa foi a forma que as professoras acharam para explicar aos alunos dos quartos anos sobre A Rota dos Bandeirantes.
Durante o passeio cultural os alunos percorreram todo o trajeto que os bandeirantes fizeram ao chegar em Cuiabá.
Conhecendo um pouco da historia da origem de Cuiabá os alunos estiveram no lugar onde os Bandeirantes montaram acampamento e encontraram ouro aluvial e neste trajeto de São Paulo para cá vieram aprisionando índios.
Nesta comunidade hoje conhecida como São Gonçalo Beira Rio, os alunos encontraram a fundadora, Dona Domingas.
Atualmente todos vivem da Associação Flor Ribeirinha, com a cultura do Siriri e Cururu e infelizmente a pesca e o artesanato estão em baixa por conta da falta de incentivo.
Os Bandeirantes
Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos. Em cada região existiram bandeirantes que foram muito importantes cada qual a sua maneira e tiveram um papel importantíssimo para a expansão do território brasileiro e definição da fronteira para além do que era definido no Tratado de Tordesilhas.