fbpx

Inspaz realiza oficinas sobre o Sistema Preventivo com educadores no CCJ

2ºs anos plantam sementes e analisam crescimento da horta
28/08/2015
In loco: 8º ano visita as ilhas de produção do jornal A Gazeta
02/09/2015

No dia 29 de agosto, direção, educadores e funcionários das Escolas das FMA de Cuiabá: Souza Bandeira e Colégio Coração de Jesus, Inspetoria Nossa Senhora da Paz participaram das Oficinas do Sistema Preventivo de Dom Bosco, coordenado pela Ir. América Alves, fma.

Após a acolhida e as palavras de abertura da Ir. Mariluce Dorilêo fma, Inspetora da Inspaz, que falou sobre o sonho e o carisma de Dom Bosco. Em suas palavras disse que cada educador tem a missão de fazer acontecer esse sonho e completou com a frase do próprio Pai e Mestre: “Eu dou o esboço e vocês o colorido” (D. Bosco).

Em seguida Ir. América fez a motivação inicial dando sentido aos trabalhos a serem realizados no decorrer do dia. Apresentou também a equipe envolvida na realização do projeto e que auxiliou os grupos nas Oficinas de estudo e aprofundamento, articulando os debates e conclusões práticas. professoras: Romilda Pimentel, Ana Elias Cardoso, Irene Cajal e Fátima Fraga e desejou a todos um ótimo trabalho.

Foto_oficial

Colégio Coração de Jesus e E. E. Souza Bandeira – educadores InsPAZ

O objetivo das oficinas foi colocar em pauta o Evangelho da Alegria mediante a Pedagogia da Bondade e da Espiritualidade de Dom Bosco, na sua caridade Educativa-Pastoral que tem por modelo o Cristo Bom Pastor e por programa de vida o lema: <<da mihi animas, ceteratolle>> (dai-me pessoas e ficai com o resto).

Os estudos realizados nas Oficinas teve como metodologia de trabalho a  Cooperative Learning (aprendizagem cooperativa).

Durante toda a manhã, os educadores estiveram reunidos em grupos para discutir e aprofundar os conteúdos do Sistema Preventivo. Nos primeiros momentos os grupos tiveram que elencar os elementos relevantes, fundamentais e os imprescindíveis para, então, relacionar os elementos destacados e formar duas propostas a serem vivenciadas pelos educadores da Inspaz.

A tarde, após um delicioso e divertido almoço, os educadores foram reunidos no Salão Nobre da Escola onde três representantes de cada grupo participante foram à frente do palco para apresentar as propostas discutidas com base nos estudos feitos em sala.

Para encerrar o dia os grupos de estudo foram provocados a prepararem uma homenagem a D. Bosco, considerando o Bicentenário do seu Nascimento e Pedagogia da Bondade por ele deixada como herança a família Salesiana. Os grupos superaram em criatividade, alegria, interação e clima salesiano que se criou.

Ir. Francisca, diretora do CCJ fez o fechamento do dia com uma pequena reflexão chamando a atenção dos participantes para a importância de Mamãe Margarida no início da obra de d. Bosco, seu papel de mãe e educadora junto aos seus meninos.

A coordenadora do projeto, Ir. América avaliou o resultado final das Oficinas e disse que superou suas expectativas. Ela disse que ficou satisfeita com a culminância dos trabalhos em grupos dos educadores, pois foram identificados pontos chaves da formação pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco – “Os educadores se mostraram interessados, entenderam as propostas estudadas, elencaram o que acharam imprescindível e levaram propostas relevantes para a formação continuada dos Educadores da Inspetoria”, analisou Ir. América.

Conforme a programação das Estreias, as propostas identificadas pelos participantes vão ser levadas para a Inspetoria Nossa Senhora da Paz para a formação continuada dos educadores.