LIVRO: “Volta pelo Brasil com 80 alunos”

Conheça a importância deste projeto:

PREFACIO:

A presente obra é o resultado do projeto PROTAGONISTA VIRTUAL, em que entende-se a leitura como um processo amplo e fundamental para o desenvolvimento do ser humano, portanto, precisamos olhar cada um desses autores como seres únicos, sendo impossível comparar suas qualidades, deficiências ou particularidades. Só assim poderemos iniciar a leitura desse exemplar.

Ressaltamos também a participação da comunidade escolar em seu importante papel de incentivadora do hábito de leitura e escrita, principalmente na atualidade cujas tecnologias virtuais estão cada vez mais atuantes e presentes na vida dos jovens alunos. Julgamos relevante o tema: “Literatura na Rede” que vem propiciar momentos prazerosos e desafiadores para a aprendizagem dos alunos, favorecendo a integração da linguagem formal com o cotidiano.

Lembrando sempre que a escrita é um processo e que estes jovens escritores estão iniciando agora essa jornada. Portanto, o projeto valoriza as variações linguísticas, escolaridade e estilística de cada um dos escritores, evitando modificações e alterações no processo criativo e textual do aluno. Os alunos dos sextos anos são muito criativos e a imaginação é terreno fértil para muitas aventuras, aproveitar essa disposição é: descobrir jovens talentos; estimular a criatividade; aprofundar conhecimentos; promover sonhos e soluções de obstáculos; mas acima de tudo, valorizar cada um dos jovens participantes deste projeto.Esperamos que cada leitor desse projeto possa “viajar” com essa turma, imaginando junto com eles a riqueza que cada ponto turístico brasileiro proporcionou aos nossos escritores. Apreciem sem moderação!


BAIXAR O LIVRO

Motivadora, Autores e Colaboradora.

Depoimentos dos alunos

1) Bruno 6ºC Quando nascemos, nossas famílias nos apresentaram os primeiros contos maravilhosos. Por eles, entramos pelo mundo da fantasia, alimentamos sonhos e esperanças. Aprendemos a temer o Lobo Mau, proteger a Chapeuzinho, correr de Bruxas, contar com anões protetores e fadas-madrinhas.

2) Jamille 6ºB Ao primeiro contato com os livros, aprendemos a vibrar com as cores, sons e imagens. Já éramos os autores de nossa própria diversão: folheávamos os livros conforme nossa vontade e alguém sempre era escolhido para ler, inúmeras vezes, a nossa história favorita.

3) Karimy 6ºA Desenhar e inventar sempre foram nossos instrumentos de diversão. Pelas pontas dos lápis coloridos, os monstros apareciam e nós, heróis valentes, derrotávamos todos com a força de nossa imaginação fértil.

4) Mell 6ºB Mas isso já não nos era suficiente, agora conhecedores das letras, formávamos nossa própria leitura. As vezes com maior emoção, pois com nosso novo poder, aumentávamos a força da história conforme nossos familiares vibravam com nossas conquistas. A cada página vencida na leitura, maior a nossa expectativa.

5) Maria Eduarda 6º C Nossos primeiros professores alimentaram ainda mais a nossa imaginação. Fomos apresentados ao mundo mágico da Biblioteca. Lá podíamos escolher qual aventura começar. E se uma não era suficiente, bastávamos escolher outras para completar a diversão.

6) Darlan 6ºA A cada livro que abríamos, o mundo da imaginação nos estendia seus braços e nos convidava para uma nova aventura. Já fomos piratas, bailarinas, astronautas, fadas e seres sobrenaturais. Nossa imaginação já não tinha limite.

7) Maria Clara 6ºB Agora, no sexto ano, viajamos pelos contos orais, fábulas, mitos e lendas; discordamos das crônicas; rimos das piadas, novelas e contos literários; produzimos cartas e relatos de viagens. Descobrimos que os personagens podem variar, mas o encanto da leitura acompanha os olhos de cada leitor.

8) Stacy 6ºA Nos descobrimos autores, protagonistas de nossa própria aventura. Assim, surgiu o nosso PROJETO PROTAGONISTA VIRTUAL. Abrimos nossas asas e voamos, através da tecnologia, descobrindo o nosso BRASIL.

9) Plínio 6ºC Dividimos com os colegas as nossas aventuras e transformamos nossos momentos de pesquisa e escrita em uma obra de AMOR. Nela expressamos nosso carinho, amizade e companheirismo com nossos amigos, professores e educadores do Colégio Coração de Jesus.

10) Liz 6ºA Esse é o resultado de nosso trabalho e esperamos que vocês possam apreciá-lo, tanto quanto nós gostamos de produzi-lo. Pedimos que o leiam com carinho, pois foi feito para as pessoas que amamos.

11) Adriano 6ºB E para encerrar lembrem-se do Pequeno Príncipe: “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”. Convidamos a todos para visitarem o “ESPAÇO DO MINI AUTOR” durante esse evento, para receber seu livro digital e dedicatória dos participantes do projeto. Peçam autógrafos, prestigiem nossos autores.

Leia trechos do livro

“Eles se calaram e acabaram rindo alguns segundos depois e eu “super rápida” logo perguntei: – Do que vocês estão rindo? Eles apenas me olharam e disseram em um uníssono:...” Capítulo 16 – aluna Maria Eduarda Santos 6o ano B

“No dia seguinte, acabamos acordando muito tarde e não deu para pescar, mas tivemos uma ideia muito louca, quando chegasse a hora de ir ao rio alugaríamos alguns flyboards para fazermos uma competição de quem fica mais tempo em pé, e quem ganhasse, aí sim, iria ficar com a parte de cima do beliche. Bom chegou a hora, todas as pessoas estavam nos olhando foi quando eu tive uma ideia: ...” Capitulo 29 – Edson 6o ano A

“Era 4h 30min da manhã, eu estava a caminho do aeroporto quando eu olhei em meu celular e vi como que estava o trânsito nesse horário, o caminho parecia estar tranquilo, mas quando eu estava na reta final da estrada até o aeroporto, havia uma imensa fila de carros...” Capítulo 39 – aluna Linda 6o ano C

“Fizemos uma viagem, todas as turmas dos sextos anos, para Natal no Rio Grande do Norte. Fomos conhecer a estrutura com o maior balanço de concreto. Chegando lá, observando aquele monumento, ele começou a se movimentar. Havia uma estrela em sua calda que brilhava como fogo. Era a estátua dos três reis magos que veio em nossa direção dizendo “Meninos, vem aqui! Quero falar com vocês!” Capítulo 54 – aluno Lucas Augusto 6o ano B

“Ela apareceu e parecia uma bolinha de lã azul Tiffany, até porque ela usava aquelas roupas de bailarinas, mas mesmo voando parecia se atrapalhar com o tutu. Aproximou-se de mim e num piscar de olhos eu voltei lá "para cima", só que não! Era tudo meio estranho, até porque era igual à ilha, mas tinha cores diferentes e o mar era rosa, tipo o lago rosa do México...” Capítulo 59 – aluna Stacy 6o ano A