fbpx
Anterior
Próximo

A Coordenação Pastoral é responsável por animar e cultivar os valores e os pilares da Educação Salesiana, a partir do Sistema Preventivo de Dom Bosco, proporcionando manhãs de formação, confissão, oração e lazer aos alunos, professores, funcionários e aos pais. Participa do planejamento pedagógico-pastoral em estreita colaboração com a coordenação pedagógica para garantir que educandos e educadores desenvolvam condições de atuação na transformação cristã da vida em sociedade. No trabalho com os alunos é oferecida a possibilidade de escolha de grupos a partir das afinidades de cada indivíduo.

COORDENAÇÃO PASTORAL

Animar e cultivar os valores e os pilares da Educação Salesiana

Saiba em detalhes o que é a Pastoral do Colégio Coração de jesus

IDENTIFICAÇÃO PASTORAL

A Pastoral Juvenil Salesiana é a ação orgânica de uma Comunidade Educativo-Pastoral que, movida por uma missão carismática, quer habilitar os jovens a crescerem até a própria maturidade, até colherem o seu apelo religioso e a até a comunhão na Igreja com Jesus Cristo percebido como aquele que dá plenitude à vida, sendo seu fundamento, e, ainda, até serem, graças às intervenções educativas, “cidadãos honestos e bons cristãos” (QRPJ, p. 33).

Ela é juvenil porque no centro de sua ação está a pessoa dos jovens. Trata-se de buscar os jovens na sua realidade, com seus recursos e dificuldades, e descobrir os desafios dos contextos culturais, sociais e religiosos nos quais vivem, dialogando com eles para propor, através da pedagogia do acompanhamento, um caminho de encontro vivo e comunitário com Jesus Cristo. (cd. CG 20, n. 360).

Ela é salesiana porque tem no carisma de Dom Bosco, segundo a inspiração da caridade educativa do Bom Pastor, a sua referência principal, expressão da pedagogia preventiva, amável pronta ao diálogo e à confiança, o grau da própria verdade e eficácia, a medida do seu planejamento e da sua ação.

Expressão da missão eclesial no estilo de Dom Bosco e Madre Mazzarello a Pastoral Juvenil Salesiana entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que a sua tarefa fundamental é propor a todos os jovens viverem a existência humana como Jesus a viveu para que, aos poucos, se encontrem com Cristo, vivam plenamente a própria humanidade e sejam protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo.

A pastoral salesiana não é diversa da eclesial, que é justamente toda ela evangelizadora. Caracteriza-se pelo estilo de mediação educativa, mas é também uma pastoral que passa através da própria experiência educativa (QRPJ, p. 31).

A escola, pela sua composição e atuação, caracteriza-se como espaço de Igreja a serviço do Reino. No processo de ressignificar a educação nas suas diferentes dimensões, a RSE, em comunhão com a Igreja, assume a necessidade e a urgência de avançar no campo Pastoral para que a comunidade educativa sinta-se responsável, seja protagonista e efetive a razão da existência da Escola Salesiana, fundamentada no carisma e missão. Os pais também devem ser educados, pois são também sujeitos e agentes da missão salesiana. Só desta forma será possível avançar na compreensão de que o Projeto Educativo Pastoral, razão de ser da Comunidade Educativa, garantirá a identidade da Educação Salesiana no desempenho de sua missão na sociedade.

A Escola Salesiana contempla o ser humano integralmente. Para efetivar seu projeto, Dom Bosco escolhia e formava os formadores. Por isso para responder aos desafios da atualidade, o educador Salesiano deve estar em permanente processo formativo e ser um apaixonado pelo que faz. Nesse processo de Educar para a vida, com o coração de Dom Bosco, a pastoral da RSE está inserida na comunidade escolar. O carisma e missão da Rede Salesiana de Escolas é marcada por um conjunto de crenças e valores, sistematizados na trajetória missionária Salesiana, desde Dom Bosco e Madre Mazzarello, até a atualidade.

A CATEQUESE

Animar e cultivar os valores e os pilares da Educação Salesiana

A catequese no Colégio Coração de Jesus, não se confunde com a aula de Ensino Religioso. Ela é oferecida em turno contrário ao das aulas para aqueles que desejarem participar. A catequese é proposta como iniciação cristã católica, dado o fato de que a comunidade educativa constitui uma autêntica comunidade de fé, onde se vivem os sacramentos e celebra-se a Santa Missa.

Estamos unidos à Paróquia a qual pertencemos Paroquia São Gonçalo.

Finalidade da Catequese

A catequese está organizada, no Colégio Coração de Jesus, para atender de maneira particular, as famílias católicas que desejam formar seus filhos/as nos princípios da doutrina da Igreja Católica.      
Além das aulas e encontros de Ensino Religioso, que são determinantes nessa formação, o Colégio oferecerá a catequese. É nesse espaço que se faz a preparação para os sacramentos da Eucaristia e Crisma.

A preparação para a primeira comunhão se dará em dois anos, com encontros semanais. Nosso Programa de Catequese promove as vivências seguindo o ciclo de dois anos em sintonia ao da Paróquia na qual estamos inseridos.  A catequese e as programações litúrgicas fazem parte do processo de evangelização e têm por finalidade estimular os que voluntariamente desejam um aprofundamento na fé. Especificamente os alunos 5º ao 8º ano, que são acolhidos na catequese para a Primeira Eucaristia (Iniciação Cristã).

Aos alunos do Ensino Médio será dada a oportunidade de participar do Encontro de Jovens e o Sacramento do Crisma, que se constitui em um encontro de espiritualidade, que semanalmente se reúne à tarde para momentos enriquecedores de convívio e reflexão espirituais.

Funcionamento da Catequese

A catequese do Colégio Coração de Jesus, é uma catequese pastoral ambiental, onde o/a aluno/a tem a oportunidade de se preparar para receber os sacramentos.
O Projeto Educativo Pastoral do Colégio Coração de Jesus, tem como objetivo formar o interlocutor de forma integral, para o serviço a Jesus Cristo e ao próximo; é isso o que dinamiza a catequese. O próprio projeto quer formar o interlocutor pela palavra e pelo exemplo SERVIAM, isto é, abranger o todo do ser humano.

Horários da Catequese, 1ª Eucaristia e Crisma

2ª Etapa – Segunda-Feira, às 18h/19h
Catequista Jailson Cipriano Reis

Etapa- Quarta-feira, às 10h:30/11h:30
Catequista Tatiane Magalhães

Etapa- Quinta-Feira, às 18h30/19h30
Catequistas Uilani Bezerra Chaves e
Higor Neves de Oliveira

Etapa- Quinta-feira, às  19h40/20h40
 Catequista  Laura Manoela Mendes

Etapa- Sexta-feira, às 18h/19h
Catequista Edilaine e Elson

LÍDERES E
VICE-LÍDERES
DE SALA

FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Os Líderes de Turma o/a aluno/a é o protagonista e parceiro da Comunidade Educativa Pastoral. Ele/a aprende e tem a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança como: capacidade de inspirar, comunicação, relacionamento. No decorrer do processo, torna-se referência por provocar a sinergia entre as pessoas e por articular junto com a turma as ações planejadas pela Comunidade Educativo Pastoral do Colégio Coração de Jesus.

Passo a passo

1º. Alinhar com a equipe pedagógico pastoral do Colégio o planejamento do programa Líderes e Vice-Líderes de Turma para garantir as atividades durante o ano.

. Reunir com todos os/as professores/as para conversar sobre projeto, candidaturas eleição, clarear as necessidades e forma de atuação dos futuros líderes dentro e fora da escola.

. Realizar um momento dos professores com as turmas sobre o tema liderança, para oferecer aos alunos/as o material que favoreça a aprendizagem, inspire e expanda conhecimentos (palestras, textos, vídeos)

. Articular e favorecer aos candidatos a líderes e vice líderes meios de divulgar e apresentar as suas propostas.

. Abrir espaço para a eleição eletrônica nas turmas.

. Treinar as novas lideranças durante o primeiro mês, em contra turno, de forma que os eleitos recebam suporte para exercer suas atividades aprendendo sobre: perfil da sua turma, atribuições de um líder de turma, habilidades de liderança, ferramentas de apoio para a liderança.

. Criar um cronograma quinzenal com a equipe pedagógico pastoral com os líderes de turma para acompanhamento.

. Realizar a avaliação/ momento de reflexão periódica dos líderes e vice líderes de turma oferecendo feedback contínuo.

. Corrigir as rotas, se necessário for. É fundamental que a equipe pedagógico pastoral esteja envolvida, em todo o processo, pois será suporte, apoio e inspiração para os/as alunos/as candidatos.

RESULTADOS ESPERADOS

– Aumento da autoestima dos/as alunos/as.

– Diminuição dos conflitos pessoais.

– Aumento da aprendizagem pela melhoria da Comunidade Educativa Pastoral.

– Redução de problemas relacionados com a comunicação.

– Diminuição da indisciplina e aumento do envolvimento dos/as alunos/as.

– Liderança dos/as alunos/as fortalecida e mudança no comportamento.

– Aumento da participação da Família e da Comunidade Educativo Pastoral.