fbpx

Projeto Herói & Vilão – 2a série E.M

CINEFLIX – 8°s anos curtem cinema e trabalham com resenha crítica
29/06/2016
Fotografia Surrealista – 3a série E.M
30/06/2016
Considerados personagens fundamentais na maioria dos fatos, protagonista e antagonista são antônimos na linguagem teatral, literária, novelística, cinematográfica e entre os mais variados gêneros onde se possam encaixar personagens. O primeiro é o que possui papel de destaque na trama, ou seja, é o ícone principal do enredo em questão. O segundo também se destaca na obra, mas nem sempre é um ser humano, pode ser um obstáculo na vida do protagonista em forma de gente, animal, circunstâncias, entre outros.

 
O próprio dicionário, em suas definições aos respectivos vocábulos, define o antagonista como “pessoa que é contra alguém ou algo; adversário, opositor” e o protagonista como “personagem principal” e até mesmo “pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento”. Além dessa divisão entre os representantes de cada papel denominado até aqui, o “vilão”, em forma de ser humano que cria empecilhos ou como a própria dificuldade, muitas vezes, estimula o “mocinho” a correr atrás de seus sonhos, de suas metas.
A origem do protagonista e antagonista vem do teatro grego e nos nossos dias estes dois personagens são identificados como herói e vilão. Os alunos da 2a Série do ensino médio CCJ durante as aulas sobre A História da Arte na Grécia aprenderam a origem e aplicabilidade dessa arte e puderam vivenciá-la em experiência prática com o teatro.
Prof. Jeferson Bertoloti