fbpx

Projeto do Teatro

Teatro escolar
O processo educacional, é uma ação de extrema importância que visa a inserção e adequação de um indivíduo na sociedade, além de ser um processo sistêmico que busca desenvolver as capacidades físicas, intelectuais e morais de cada ser humano (Mendes, 2012). O teatro pedagógico é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas ao crescimento cognitivo, afetivo e psicomotor no âmbito escolar, sendo um instrumento potencializador dentro do processo educacional. O uso do teatro em instituições educacionais mostra seu comprometimento com o conhecimento, uma vez que a “linguagem artística envolve as pessoas em processos de integração consigo mesmo, com o outro e com o seu entorno” (MARTINS, 2008). O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, pois oportuniza aos estudantes uma enorme gama de aprendizados ligados à socialização, criatividade, coordenação, memorização, ao vocabulário e muitos outros (JUNQUEIRA et al., 2002).O Teatro mesmo regido por leis e presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998), quando nas escolas, na maioria das vezes, é caracterizado como o famoso atrativo da escola ou o ‘teatrinho para as datas comemorativas’, porém sabemos que isso pouco contribui para o desenvolvimento de um educador e educando crítico e sensível ao seu tempo e com visão global do mundo que pertencem. Inúmeros são os autores que insistem na utilização desta linguagem artística na Educação e a favor desta, e aqui ressaltamos Spolin (1987) e Boal (1996) que primam em mostrar as vantagens de se utilizar o Teatro nas áreas das Ciências Humanas e insistem em suas hipóteses para trabalhar de maneira lúdica, criativa e interdisciplinar a restituição corpo e mente em uma só unidade complexa, assim como a Educação Escolar e as estruturas curriculares das escolas.
Objetivo
Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente e auxiliar no desempenho pedagógico dentro de sala de aula através de jogos cênicos e técnicas teatrais trabalhadas ao decorrer do ano letivo, tendo como resultado apresentações com temas educativos que colaboram com o desenvolvimento artístico dos alunos.
Método e Horários
As aulas de teatro acontecem de segunda a quinta-feira no período vespertino e conta com 5 turmas de alunos com diferentes idades. Cada turma trabalha técnicas diferenciadas de acordo com o tempo de prática teatral, ao final do ano letivo une-se as turmas e apresenta-se um grande espetáculo para os pais e toda comunidade escolar.
Segunda
Terça
Quarta
Quinta

17h30 às19h10
(Turma única de alunos iniciantes de 7 a 10 anos)
16h30 às17h30
(Turma intermediária de 11 a 13 anos)
17h30 às19h10
(Turma única de alunos iniciantes de 7 a 10 anos)
16h30 às17h30
(Turma intermediária de 11 a 13 anos)
 
17h30 às 18h30 (Turma infantil Avançada de 7 a 10 anos)
 
17h30 às 18h30 (Turma infantil Avançada de 7 a 10 anos)
 
18h30 às 19h30
(Turma juvenil Avançada de 14 anos em diante)
 
18h30 às 19h30
(Turma juvenil Avançada de 14 anos em diante)
Professora
Residindo em Cuiabá/MT Jeniffer Reis deu início a sua carreira no ano de 2007 na Cia ELO , tendo assim seu primeiro contato com a arte. No mesmo ano ingressou no Grupo Tibanaré de teatro onde exerceu as funções de atriz, sonoplasta e auxiliar de produção até o ano de 2011.
Atualmente trabalha como professora de iniciação teatral no Colégio Coração de Jesus e é diretora cênica da academia Maria Rosa Ballet infantil. É tecnóloga em teatro, formada pela MT Escola de Teatro – UNEMAT e cursa Licenciatura em Educação Física na UFMT, onde desenvolveu trabalhos com idosos por dois anos.
Faz parte da Pequena Companhia da Cidade e exerce trabalhos paralelos com academias de ballets da cidade. Além de atriz, Jeniffer Reis é sonoplasta e diretora cênica.