O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.
Durante a semana dos dias 6 a 11 de fevereiro, os professores do ensino fundamental 2 (6° ao 9° ano) foram capacitados dentro da escola pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
No curso os professores experienciaram o que é proposto no projeto e como terão que trabalhar com os alunos.A ideia é que eles os incentivem a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
Com a ajuda dos educadores já capacitados, cada série assume um compromisso da proposta:
6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.
9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios
Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.