fbpx

Volta às aulas: como facilitar o processo de readaptação à escola

Vivência da Misericórdia foi tema de Formação Espiritual para educadores e funcionários
04/07/2016
ESPORTE: Coração de Jesus conquista medalhas de ouro no Judô e participa de estadual no Basquete
01/08/2016

O processo da readaptação que ocorre agora no meio do ano, costuma ser mais simples do que o início das aulas em fevereiro, afinal, as crianças não ficaram tanto tempo longe da escola. Mas, basta uma simples mudança de rotina para deixar os pequenos desconfortáveis e inseguros. Os papais também ficam de coração apertado e apreensivos, principalmente se são ainda muito pequenos e o choro acontece.

Para mostrar que é possível tornar a readaptação menos dolorosa, tanto para as crianças quanto para os pais, o Colégio Coração de Jesus preparou algumas dicas de como os pais devem agir neste momento de readaptação:

  1. Converse com seu filho sobre o retorno a escola de maneira tranquila, evidenciando os pontos positivos como o reencontro com os amigos, a professora, novos aprendizados, etc.
  2. Os pais devem mostrar firmeza e segurança na hora de deixar a criança, despedindo-se carinhosamente. Se ela chorar, acompanhe-a até a sala de aula e peça orientação as coordenadoras. Em alguns casos, deve ser proposto algumas estratégias de adaptação.
  3. Cabe a escola dizer o momento em que a família deve ir se afastando para que a readaptação aconteça, é importante que os pais confiem na experiência das educadoras.
  4.  Ao sair, a despedida deve ser rápida, passando segurança para a criança de que o que está fazendo é melhor para ela. E por final, reforce que em breve voltará para buscá-la e seja pontual. O maior medo da criança é ser abandonada ou esquecida na escola.
  5. Incentive seu filho(a) a compartilhar as experiências divertidas das férias com os amiguinhos e a se interessar pelo que os colegas viveram nas férias também. (Fonte: Cia Materna)

Mas, o que para alguns é só choro, para outros é motivo de festa! Rever os colegas e professores, contar as novidades, matar saudades… Para os alunos do Ensino Fundamental e Médio o início do segundo semestre está sendo um período de alegrias e dedicação aos estudos.

F1As alunas Lara, Nicole, Bianca e Alícia (4° e 5° ano) são melhores amigas e aguardaram ansiosamente o primeiro dia da volta às aulas, para contar as novidades do período de férias e matar as saudades.

Para os alunos do ensino médio, o início do segundo semestre é um desafio ainda maior, principalmente para o 3°rão.  Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio, eles têm consciência de que esses três meses que antecedem a prova serão um pouco mais puxados. Muitos nem param de estudar durante o período de recesso.

susy-meireles-FGV

Foi o caso da aluna Susy Meireles. Durante uma semana, Susy esteve na cidade de São Paulo para um curso especialmente para alunos do Ensino Médio na Fundação Getúlio Vargas – FGV / EESP – Escola de Economia de São Paulo.

O curso de Economia é a paixão da aluna Susy e, de acordo com ela, ter dedicado seu período das férias para conhecer mais o curso, eliminou qualquer dúvida de sua futura profissão.

Quem ministrou as aulas foi o professor da FGV, Bernardo Guimarães. Susy-colagem-fotosConta Susy “Ver a faculdade e o ambiente me incentivou a aumentar ainda mais a minha dedicação. E com certeza reforçou a minha escolha”.