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Educação Infantil

O COMEÇO DA VIDA ESCOLAR

Garantimos uma educação melhor para um mundo melhor

Nossa missão na educação infantil é educar com cuidado e zelo. Estamos formando pessoas para a sociedade e para o futuro, por isso a formação e educação trabalhada abrange um todo, o pessoal, o social e o emocional.

Desde essa primeira etapa do ensino, o conhecimento adquirido é para a formação da criança para o mundo, a convivência e as experiências vividas, para formar pessoas de valor na sociedade.

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As etapas da educação infantil

Educação Infantil baseada na afetividade e nas experiências cotidianas.

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As primeiras experiências em sociedade

Normalmente, é no Jardim I e II que as crianças têm sua primeira experiência de educação fora do lar onde cresceram. É nessa fase também que os pequenos vivem suas primeiras experiências sociais com maior autonomia e começam o processo de formação social.

Nossa abordagem nessa fase tão importante é muito cuidadosa, porém libertadora. Nossa função é indicar às crianças o que elas tem liberdade para fazer e, ao mesmo tempo, mediar os conflitos e dificuldades que elas encontrarem.

É uma fase linda, onde é possível descobrir muito sobre sua criança.

atividades comuns para o jardim I e II
Eu, o outro e nós

Eu, o outro e nós: a importância da socialização na educação infantil

O primeiro contato das crianças com a educação escolar é um momento de grandes mudanças e desafios. É a partir desse momento que as crianças começam a interagir com outras crianças e adultos de forma mais regular e intensa.

Nesse contexto, é importante que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros, de cooperar e de resolver conflitos. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral da criança e para a sua inserção na sociedade.

O tema “Eu, o outro e nós” é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Através desse tema, as crianças podem aprender a:

  • Conhecer a si mesmas: as crianças precisam aprender sobre suas próprias características, habilidades e limites.
  • Conhecer os outros: as crianças precisam aprender sobre as características, habilidades e limites dos outros.
  • Desenvolver a empatia: as crianças precisam aprender a se colocar no lugar dos outros e a entender suas perspectivas.
  • Desenvolver a cooperação: as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar.
  • Desenvolver a resolução de conflitos: as crianças precisam aprender a resolver conflitos de forma pacífica e cooperativa.

Essa é uma temática implementada em todas as atividades durante esse período, sendo essencial para a formação social da criança.

A linguagem oral é um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança. É através da linguagem que a criança se comunica, expressa suas ideias e sentimentos, e interage com o mundo ao seu redor.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a linguagem oral, oferecendo oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades de escuta e fala.

Escutar é uma habilidade fundamental para a comunicação e a aprendizagem. Através da escuta, a criança aprende a compreender o que os outros dizem, a interpretar o significado das palavras e a construir seu conhecimento sobre o mundo.

Falar é uma habilidade que permite à criança expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. Através da fala, a criança se comunica com os outros, compartilha suas experiências e constrói relacionamentos.

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança. É por meio do brincar que a criança aprende, explora o mundo ao seu redor, desenvolve suas habilidades e se relaciona com os outros.

Na educação infantil, o brincar é a principal atividade das crianças. É através do brincar que elas:

  • Desenvolvem a linguagem e a comunicação: ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, a ouvir os outros e a interagir com o mundo ao seu redor.
  • Desenvolvem a atenção e a concentração: o brincar exige que as crianças concentrem-se em uma tarefa por um período de tempo, o que ajuda a desenvolver sua atenção e concentração.
  • Desenvolvem a memória: o brincar ajuda as crianças a lembrar de informações e a aprender novos conceitos.
  • Desenvolvem a imaginação e a criatividade: o brincar permite que as crianças explorem suas ideias e criem novas possibilidades.
  • Desenvolvem a autonomia e a independência: o brincar ajuda as crianças a tomar decisões, resolver problemas e a confiar em si mesmas.
  • Desenvolvem as habilidades motoras: o brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas, como coordenação, equilíbrio e força.
  • Desenvolvem as habilidades sociais: o brincar ajuda as crianças a aprender a se relacionar com os outros, a cooperar e a resolver conflitos.

Assim, o brincar é uma atividade fundamental para a educação infantil. É através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem, preparando-se para a vida adulta.

As crianças precisam se movimentar. É essencial para o seu desenvolvimento físico, social e emocional.

Através do movimento, as crianças:

  • Desenvolvem as habilidades motoras: coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Melhoram a saúde física: mantêm um peso saudável, fortalecem o sistema imunológico e previne doenças.
  • Desenvolvem a autoestima: se sentem capazes e competentes quando conseguem realizar atividades físicas.
  • Aprendem a se relacionar com os outros: cooperam, resolvem conflitos e constroem amizades.

A aprendizagem é um processo natural e contínuo que ocorre ao longo de toda a vida. Na educação infantil, a aprendizagem é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Através da aprendizagem, a criança:

  • Desenvolve as habilidades cognitivas como a atenção, a memória, a linguagem e o raciocínio. Essas habilidades são necessárias para o aprendizado de novos conteúdos e para a resolução de problemas.
  • Desenvolve as habilidades motoras como a coordenação motora fina e grossa. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Desenvolve as habilidades socioemocionais como a autonomia, a autoconfiança, a cooperação e a resolução de conflitos. Essas habilidades são necessárias para a interação com os outros e para a construção de relacionamentos saudáveis.

A expressão artística é uma forma importante de comunicação e expressão para as crianças. Através da expressão artística, as crianças podem expressar suas ideias, sentimentos e emoções, e explorar sua criatividade.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a expressão artística, oferecendo oportunidades para que as crianças explorem os traços, as cores e as formas.

Traços são linhas que podem ser retas, curvas, grossas ou finas. As crianças aprendem a controlar seus movimentos e a desenvolver sua coordenação motora fina através da exploração de diferentes tipos de traços.

Cores são sensações visuais que podem ser percebidas pelos olhos. As crianças aprendem a identificar e a nomear as cores através da exploração de diferentes materiais e objetos coloridos.

Formas são contornos ou contornos de objetos. As crianças aprendem a reconhecer e a nomear diferentes formas através da exploração de diferentes materiais e objetos.

As primeiras experiências em sociedade

Normalmente, é no Jardim I e II que as crianças têm sua primeira experiência de educação fora do lar onde cresceram. É nessa fase também que os pequenos vivem suas primeiras experiências sociais com maior autonomia e começam o processo de formação social.

Nossa abordagem nessa fase tão importante é muito cuidadosa, porém libertadora. Nossa função é indicar às crianças o que elas tem liberdade para fazer e, ao mesmo tempo, mediar os conflitos e dificuldades que elas encontrarem.

É uma fase linda, onde é possível descobrir muito sobre sua criança.

atividades comuns para o jardim I e II
Eu, o outro e nós

Eu, o outro e nós: a importância da socialização na educação infantil

O primeiro contato das crianças com a educação escolar é um momento de grandes mudanças e desafios. É a partir desse momento que as crianças começam a interagir com outras crianças e adultos de forma mais regular e intensa.

Nesse contexto, é importante que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros, de cooperar e de resolver conflitos. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral da criança e para a sua inserção na sociedade.

O tema “Eu, o outro e nós” é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Através desse tema, as crianças podem aprender a:

  • Conhecer a si mesmas: as crianças precisam aprender sobre suas próprias características, habilidades e limites.
  • Conhecer os outros: as crianças precisam aprender sobre as características, habilidades e limites dos outros.
  • Desenvolver a empatia: as crianças precisam aprender a se colocar no lugar dos outros e a entender suas perspectivas.
  • Desenvolver a cooperação: as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar.
  • Desenvolver a resolução de conflitos: as crianças precisam aprender a resolver conflitos de forma pacífica e cooperativa.

Essa é uma temática implementada em todas as atividades durante esse período, sendo essencial para a formação social da criança.

A linguagem oral é um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança. É através da linguagem que a criança se comunica, expressa suas ideias e sentimentos, e interage com o mundo ao seu redor.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a linguagem oral, oferecendo oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades de escuta e fala.

Escutar é uma habilidade fundamental para a comunicação e a aprendizagem. Através da escuta, a criança aprende a compreender o que os outros dizem, a interpretar o significado das palavras e a construir seu conhecimento sobre o mundo.

Falar é uma habilidade que permite à criança expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. Através da fala, a criança se comunica com os outros, compartilha suas experiências e constrói relacionamentos.

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança. É por meio do brincar que a criança aprende, explora o mundo ao seu redor, desenvolve suas habilidades e se relaciona com os outros.

Na educação infantil, o brincar é a principal atividade das crianças. É através do brincar que elas:

  • Desenvolvem a linguagem e a comunicação: ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, a ouvir os outros e a interagir com o mundo ao seu redor.
  • Desenvolvem a atenção e a concentração: o brincar exige que as crianças concentrem-se em uma tarefa por um período de tempo, o que ajuda a desenvolver sua atenção e concentração.
  • Desenvolvem a memória: o brincar ajuda as crianças a lembrar de informações e a aprender novos conceitos.
  • Desenvolvem a imaginação e a criatividade: o brincar permite que as crianças explorem suas ideias e criem novas possibilidades.
  • Desenvolvem a autonomia e a independência: o brincar ajuda as crianças a tomar decisões, resolver problemas e a confiar em si mesmas.
  • Desenvolvem as habilidades motoras: o brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas, como coordenação, equilíbrio e força.
  • Desenvolvem as habilidades sociais: o brincar ajuda as crianças a aprender a se relacionar com os outros, a cooperar e a resolver conflitos.

Assim, o brincar é uma atividade fundamental para a educação infantil. É através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem, preparando-se para a vida adulta.

As crianças precisam se movimentar. É essencial para o seu desenvolvimento físico, social e emocional.

Através do movimento, as crianças:

  • Desenvolvem as habilidades motoras: coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Melhoram a saúde física: mantêm um peso saudável, fortalecem o sistema imunológico e previne doenças.
  • Desenvolvem a autoestima: se sentem capazes e competentes quando conseguem realizar atividades físicas.
  • Aprendem a se relacionar com os outros: cooperam, resolvem conflitos e constroem amizades.

A aprendizagem é um processo natural e contínuo que ocorre ao longo de toda a vida. Na educação infantil, a aprendizagem é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Através da aprendizagem, a criança:

  • Desenvolve as habilidades cognitivas como a atenção, a memória, a linguagem e o raciocínio. Essas habilidades são necessárias para o aprendizado de novos conteúdos e para a resolução de problemas.
  • Desenvolve as habilidades motoras como a coordenação motora fina e grossa. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Desenvolve as habilidades socioemocionais como a autonomia, a autoconfiança, a cooperação e a resolução de conflitos. Essas habilidades são necessárias para a interação com os outros e para a construção de relacionamentos saudáveis.

A expressão artística é uma forma importante de comunicação e expressão para as crianças. Através da expressão artística, as crianças podem expressar suas ideias, sentimentos e emoções, e explorar sua criatividade.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a expressão artística, oferecendo oportunidades para que as crianças explorem os traços, as cores e as formas.

Traços são linhas que podem ser retas, curvas, grossas ou finas. As crianças aprendem a controlar seus movimentos e a desenvolver sua coordenação motora fina através da exploração de diferentes tipos de traços.

Cores são sensações visuais que podem ser percebidas pelos olhos. As crianças aprendem a identificar e a nomear as cores através da exploração de diferentes materiais e objetos coloridos.

Formas são contornos ou contornos de objetos. As crianças aprendem a reconhecer e a nomear diferentes formas através da exploração de diferentes materiais e objetos.

Reforçando experiências

O Pré I é a continuação e uma evolução da Educação Infantil comparado aos anos anteriores, sendo também um momento de grandes mudanças e desafios para as crianças. É nessa fase que as relações sociais amadurecem e as crianças se tornam um pouco mais independentes.

Para muitas crianças, o Pré I é uma experiência emocionante e gratificante. Elas têm a oportunidade de aprender e explorar coisas novas, de fazer novos amigos e de desenvolver suas habilidades. 

atividades comuns para o Pré i
Espaços, tempos, quantidades e transformações

Os espaços, tempos, quantidades e transformações são conceitos fundamentais que as crianças começam a explorar desde cedo. Na educação infantil, é importante que as crianças tenham oportunidades de explorar esses conceitos de forma lúdica e significativa, para que possam desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais.

Espaços

As crianças começam a explorar os espaços desde que nascem. Elas aprendem a se mover no espaço, a explorar o ambiente ao seu redor e a compreender as relações espaciais.

No Pré 1, as crianças podem explorar os espaços através de atividades como:

  • Brincar de esconde-esconde: essa brincadeira ajuda as crianças a desenvolver a noção de distância e direção.
  • Brincar de roda: essa brincadeira ajuda as crianças a desenvolver a noção
    do próprio corpo no espaço.
  • Observar o ambiente ao redor: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de localização e direção.


Tempos

As crianças também começam a explorar os tempos desde que nascem. Elas aprendem a diferenciar o dia da noite, a compreender as sequências de eventos e a se organizar no tempo.

No Pré 1, as crianças podem explorar os tempos através de atividades como:

  • Contar histórias: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de sequência temporal.
  • Observar o relógio: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de tempo cronológico.
  • Realizar atividades cotidianas: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de tempo subjetivo.


Quantidades

As crianças também começam a explorar as quantidades desde que nascem. Elas aprendem a diferenciar quantidades, a comparar quantidades e a realizar operações matemáticas básicas.

No Pré 1, as crianças podem explorar as quantidades através de atividades como:

  • Jogar jogos de tabuleiro: esses jogos ajudam as crianças a desenvolver a noção de quantidade.
  • Realizar atividades de classificação: essas atividades ajudam as crianças a desenvolver estratégias relacionadas com a conservação numérica.
  • Realizar atividades de contagem: essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a noção de número.


Transformações

As crianças também começam a explorar as transformações desde que nascem. Elas aprendem a observar as mudanças que ocorrem no mundo ao seu redor, a realizar transformações e a compreender as causas e consequências das transformações.

No Pré 1, as crianças podem explorar as transformações através de atividades como:

  • Observar o crescimento das plantas: essa atividade ajuda as crianças a compreender a transformação na relação com a passagem do tempo.
  • Realizar experiências científicas: essas experiências ajudam as crianças a compreender as causas e consequências das transformações.
  • Realizar atividades artísticas: essas atividades ajudam as crianças a expressar suas ideias sobre as transformações.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o alfabeto seja apresentado de forma lúdica e significativa, para que as crianças possam desenvolver o interesse e a motivação para aprender.

O aprendizado do alfabeto na educação infantil é importante por vários motivos:

  • Desenvolvimento da linguagem: o alfabeto é a base da escrita, que é uma forma de comunicação fundamental. O aprendizado do alfabeto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de linguagem, como a leitura, a escrita e a fala.
  • Desenvolvimento cognitivo: o aprendizado do alfabeto estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. As crianças precisam aprender a relacionar as letras aos sons para compreender a escrita.
  • Desenvolvimento social: o aprendizado do alfabeto ajuda as crianças a
    perceberem a escrita no dia a dia e a sua função social.

Os nomes e os números são dois conceitos essenciais para o desenvolvimento das crianças. Eles são importantes para a comunicação, o raciocínio lógico e a compreensão do mundo ao seu redor.

Nomes

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que elas aprendam o próprio nome e os nomes de seus colegas, professores e familiares. Isso ajuda as crianças a se sentirem parte do grupo e a desenvolverem um senso de identidade.

Números

Os números são importantes para o raciocínio lógico, pois permitem que as crianças compreendam e organizem informações.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que elas aprendam os números. Isso ajuda as crianças a desenvolver um senso de quantidade e a compreender conceitos básicos de matemática.

É importante ressaltar que o aprendizado de nomes e números é um processo gradual que ocorre ao longo da vida. As crianças aprendem em seu próprio ritmo, e é importante ser paciente e compreensivo.

Ao apresentar nomes e números de forma lúdica e significativa, os professores podem ajudar as crianças a desenvolver o interesse e a motivação para aprender, preparando-as para o sucesso na educação infantil e no ensino fundamental.

Eu, o outro e nós: a importância da socialização na educação infantil

O primeiro contato das crianças com a educação escolar é um momento de grandes mudanças e desafios. É a partir desse momento que as crianças começam a interagir com outras crianças e adultos de forma mais regular e intensa.

Nesse contexto, é importante que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros, de cooperar e de resolver conflitos. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral da criança e para a sua inserção na sociedade.

O tema “Eu, o outro e nós” é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Através desse tema, as crianças podem aprender a:

  • Conhecer a si mesmas: as crianças precisam aprender sobre suas próprias características, habilidades e limites.
  • Conhecer os outros: as crianças precisam aprender sobre as características, habilidades e limites dos outros.
  • Desenvolver a empatia: as crianças precisam aprender a se colocar no lugar dos outros e a entender suas perspectivas.
  • Desenvolver a cooperação: as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar.
  • Desenvolver a resolução de conflitos: as crianças precisam aprender a resolver conflitos de forma pacífica e cooperativa.

Essa é uma temática implementada em todas as atividades durante esse período, sendo essencial para a formação social da criança.

A linguagem oral é um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança. É através da linguagem que a criança se comunica, expressa suas ideias e sentimentos, e interage com o mundo ao seu redor.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a linguagem oral, oferecendo oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades de escuta e fala.

Escutar é uma habilidade fundamental para a comunicação e a aprendizagem. Através da escuta, a criança aprende a compreender o que os outros dizem, a interpretar o significado das palavras e a construir seu conhecimento sobre o mundo.

Falar é uma habilidade que permite à criança expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. Através da fala, a criança se comunica com os outros, compartilha suas experiências e constrói relacionamentos.

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança. É por meio do brincar que a criança aprende, explora o mundo ao seu redor, desenvolve suas habilidades e se relaciona com os outros.

Na educação infantil, o brincar é a principal atividade das crianças. É através do brincar que elas:

  • Desenvolvem a linguagem e a comunicação: ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, a ouvir os outros e a interagir com o mundo ao seu redor.
  • Desenvolvem a atenção e a concentração: o brincar exige que as crianças concentrem-se em uma tarefa por um período de tempo, o que ajuda a desenvolver sua atenção e concentração.
  • Desenvolvem a memória: o brincar ajuda as crianças a lembrar de informações e a aprender novos conceitos.
  • Desenvolvem a imaginação e a criatividade: o brincar permite que as crianças explorem suas ideias e criem novas possibilidades.
  • Desenvolvem a autonomia e a independência: o brincar ajuda as crianças a tomar decisões, resolver problemas e a confiar em si mesmas.
  • Desenvolvem as habilidades motoras: o brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras fina e grossa, como coordenação, equilíbrio e força.
  • Desenvolvem as habilidades sociais: o brincar ajuda as crianças a aprender a se relacionar com os outros, a cooperar e a resolver conflitos.

Assim, o brincar é uma atividade fundamental para a educação infantil. É através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem, preparando-se para a vida adulta.

As crianças precisam se movimentar. É essencial para o seu desenvolvimento físico, social e emocional.

Através do movimento, as crianças:

  • Desenvolvem as habilidades motoras: coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Melhoram a saúde física: mantêm um peso saudável, fortalecem o sistema imunológico e previne doenças.
  • Desenvolvem a autoestima: se sentem capazes e competentes quando conseguem realizar atividades físicas.
  • Aprendem a se relacionar com os outros: cooperam, resolvem conflitos e constroem amizades.

A aprendizagem é um processo natural e contínuo que ocorre ao longo de toda a vida. Na educação infantil, a aprendizagem é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Através da aprendizagem, a criança:

  • Desenvolve as habilidades cognitivas como a atenção, a memória, a linguagem e o raciocínio. Essas habilidades são necessárias para o aprendizado de novos conteúdos e para a resolução de problemas.
  • Desenvolve as habilidades motoras como a coordenação motora fina e grossa. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Desenvolve as habilidades socioemocionais como a autonomia, a autoconfiança, a cooperação e a resolução de conflitos. Essas habilidades são necessárias para a interação com os outros e para a construção de relacionamentos saudáveis.

A expressão artística é uma forma importante de comunicação e expressão para as crianças. Através da expressão artística, as crianças podem expressar suas ideias, sentimentos e emoções, e explorar sua criatividade.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a expressão artística, oferecendo oportunidades para que as crianças explorem os traços, as cores e as formas.

Traços são linhas que podem ser retas, curvas, grossas ou finas. As crianças aprendem a controlar seus movimentos e a desenvolver sua coordenação motora fina através da exploração de diferentes tipos de traços.

Cores são sensações visuais que podem ser percebidas pelos olhos. As crianças aprendem a identificar e a nomear as cores através da exploração de diferentes materiais e objetos coloridos.

Formas são contornos ou contornos de objetos. As crianças aprendem a reconhecer e a nomear diferentes formas através da exploração de diferentes materiais e objetos.

Aprofundando as experiências

O Pré II é o fechamento da experiência das crianças na Educação Infantil. 

Tudo que foi aprendido e vivenciado nos anos anteriores se torna uma bagagem importante para os anos seguintes.

atividades comuns para o Pré i
Palavras e sonoridades

As palavras e as sonoridades são elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas propostas são
importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos e, principalmente para a construção da consciência fonológica.

Algumas atividades realizadas para promover desenvolvimento linguístico e de consciência fonológica:

  • Jogar jogos de adivinhação: os jogos de adivinhação ajudam as crianças a desenvolver a compreensão do jogo
    simbólico e da linguagem simbólica.
  • Fazer rimas: fazer rimas ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de percepção das sonoridades finais nas palavras.
  • Experimentar com diferentes palavras: as crianças constroem listas de palavras para desenvolver conhecimentos linguísticos relacionados a letra inicial, sonoridade inicial, quantidade e ordem das letras nas palavras.

É importante ressaltar que nesse processo de pré-alfabetização as crianças aprendem em seu próprio ritmo, e é importante ser paciente e compreensivo.

Ao promover o desenvolvimento de palavras e sonoridades de forma lúdica e significativa, os professores podem ajudar as crianças a desenvolver as habilidades essenciais para o sucesso na educação infantil e, principalmente no 1˚ Ano do Ensino Fundamental que é a série mais dedicada ao processo de sistematização do letramento e da alfabetização.

Os espaços, tempos, quantidades e transformações são conceitos fundamentais que as crianças começam a explorar desde cedo. Na educação infantil, é importante que as crianças tenham oportunidades de explorar esses conceitos de forma lúdica e significativa, para que possam desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais.

Espaços

As crianças começam a explorar os espaços desde que nascem. Elas aprendem a se mover no espaço, a explorar o ambiente ao seu redor e a compreender as relações espaciais.

No Pré II, as crianças podem explorar os espaços através de atividades como:

  • Brincar de esconde-esconde: essa brincadeira ajuda as crianças a desenvolver a noção de distância e direção.
  • Brincar de pular corda: essa brincadeira ajuda as crianças a desenvolver a noção do próprio corpo no espaço.
  • Observar o ambiente ao redor: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de localização e direção.


Tempos

As crianças também começam a explorar os tempos desde que nascem. Elas aprendem a diferenciar o dia da noite, a compreender as sequências de eventos e a se organizar no tempo.

No Pré II, as crianças podem explorar os tempos através de atividades como:

  • Contar histórias: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de sequência temporal.
  • Observar o relógio: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de tempo cronológico.
  • Realizar atividades cotidianas: essa atividade ajuda as crianças a desenvolver a noção de tempo subjetivo.


Quantidades

As crianças também começam a explorar as quantidades desde que nascem. Elas aprendem a diferenciar quantidades, a comparar quantidades e a realizar operações matemáticas básicas.

No Pré II, as crianças podem explorar as quantidades através de atividades como:

  • Jogar jogos de tabuleiro: esses jogos ajudam as crianças a desenvolver a noção de quantidade.
  • Realizar atividades de classificação: essas atividades ajudam as crianças a desenvolver estratégias relacionadas com a conservação numérica.
  • Realizar atividades de contagem: essas atividades ajudam as crianças a desenvolver a noção de número.


Transformações

As crianças também começam a explorar as transformações desde que nascem. Elas aprendem a observar as mudanças que ocorrem no mundo ao seu redor, a realizar transformações e a compreender as causas e consequências das transformações.

No Pré II, as crianças podem explorar as transformações através de atividades como:

  • Observar o crescimento das plantas: essa atividade ajuda as crianças a compreender a transformação na relação com a passagem do tempo.
  • Realizar experiências científicas: essas experiências ajudam as crianças a compreender as causas e consequências das transformações.
  • Realizar atividades artísticas: essas atividades ajudam as crianças a expressar suas ideias sobre as transformações.

Na continuidade do trabalho com o alfabeto é importante que prossiga o trabalho de forma lúdica e significativa para que as crianças desenvolvam o interesse e a motivação para aprender.

O aprendizado do alfabeto na educação infantil é importante por vários motivos:

  • Desenvolvimento da linguagem: o alfabeto é a base da escrita, que é uma forma de comunicação fundamental. O aprendizado do alfabeto ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de linguagem, como a leitura, a escrita e a fala.
  • Desenvolvimento cognitivo: o aprendizado do alfabeto estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. As crianças precisam aprender a relacionar as letras aos sons para compreender a escrita.
  • Desenvolvimento social: o aprendizado do alfabeto ajuda as crianças a perceberem a escrita no dia a dia e a sua função social.

Os nomes e os números são dois conceitos essenciais para o desenvolvimento das crianças. Eles são importantes para a comunicação, o raciocínio lógico e a compreensão do mundo ao seu redor.

Nomes

Na continuidade do trabalho com os nomes é importante que as crianças tenham segurança no reconhecimento e escrita do próprio nome e os nomes de seus colegas, professores e familiares. Isso ajuda as crianças a se sentirem parte do grupo e a desenvolverem um senso de identidade.

Números

Os números são importantes para o raciocínio lógico, pois permitem que as crianças compreendam e organizem informações.

Na continuidade do trabalho com os números, é importante que as crianças aprendam os números e percebam o papel dos números no cotidiano. Assim, as crianças ampliam noção de quantidade e continuam a compreender conceitos básicos de matemática.

É importante ressaltar que o aprendizado de nomes e números é um processo gradual que ocorre ao longo da vida. As crianças aprendem em seu próprio ritmo, e é importante ser paciente e compreensivo.

Ao apresentar nomes e números de forma lúdica e significativa, os professores podem ajudar as crianças a desenvolver o interesse e a motivação para aprender, preparando-as para o sucesso na educação infantil e no ensino fundamental.

Eu, o outro e nós: a importância da socialização na educação infantil

A educação escolar para as crianças é um momento de grandes mudanças e desafios. E a partir desse momento que as crianças começam a interagir com outras crianças e adultos de forma mais regular e intensa.

Nesse contexto, é importante que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros, de cooperar e de resolver conflitos. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento integral da criança e para a sua inserção na sociedade.

O tema “Eu, o outro e nós” é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças. Através desse tema, as crianças podem aprender a:

  • Conhecer a si mesmas: as crianças precisam aprender sobre suas próprias características, habilidades e limites.
  • Conhecer os outros: as crianças precisam aprender sobre as características, habilidades e limites dos outros.
  • Desenvolver a empatia: as crianças precisam aprender a se colocar no lugar dos outros e a entender suas perspectivas.
  • Desenvolver a cooperação: as crianças precisam aprender a trabalhar em equipe e a compartilhar.
  • Desenvolver a resolução de conflitos: as crianças precisam aprender a resolver conflitos de forma pacífica e cooperativa.

Essa é uma temática implementada em todas as atividades durante esse período, sendo essencial para a formação social da criança.

A linguagem oral é um elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança. É através da linguagem que a criança se comunica, expressa suas ideias e sentimentos, e interage com o mundo ao seu redor.

Durante todo o período da educação infantil, é importante que o professor valorize a linguagem oral, oferecendo oportunidades para que as crianças desenvolvam suas habilidades de escuta e fala.

Escutar é uma habilidade fundamental para a comunicação e a aprendizagem. Através da escuta, a criança aprende a compreender o que os outros dizem, a interpretar o significado das palavras e a construir seu conhecimento sobre o mundo.

Falar é uma habilidade que permite à criança expressar suas ideias, sentimentos e necessidades. Através da fala, a criança se comunica com os outros, compartilha suas experiências e constrói relacionamentos.

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento integral da criança. É por meio do brincar que a criança aprende, explora o mundo ao seu redor, desenvolve suas habilidades e se relaciona com os outros.

Na educação infantil, o brincar é a principal atividade das crianças. É através do brincar que elas:

  • Desenvolvem a linguagem e a comunicação: ao brincar, as crianças aprendem a se expressar, a ouvir os outros e a interagir com o mundo ao seu redor.
  • Desenvolvem a atenção e a concentração: o brincar exige que as crianças concentrem-se em uma tarefa por um período de tempo, o que ajuda a desenvolver sua atenção e concentração.
  • Desenvolvem a memória: o brincar ajuda as crianças a lembrar de informações e a aprender novos conceitos.
  • Desenvolvem a imaginação e a criatividade: o brincar permite que as crianças explorem suas ideias e criem novas possibilidades.
  • Desenvolvem a autonomia e a independência: o brincar ajuda as crianças a tomar decisões, resolver problemas e a confiar em si mesmas.
  • Desenvolvem as habilidades motoras: o brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras fina e grossa, como coordenação, equilíbrio e força.
  • Desenvolvem as habilidades sociais: o brincar ajuda as crianças a aprender a se relacionar com os outros, a cooperar e a resolver conflitos.

Assim, o brincar é uma atividade fundamental para a educação infantil. É através do brincar que as crianças aprendem e se desenvolvem, preparando-se para a vida adulta.

As crianças precisam se movimentar. É essencial para o seu desenvolvimento físico, social e emocional.

Através do movimento, as crianças:

  • Desenvolvem as habilidades motoras: coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Melhoram a saúde física: mantêm um peso saudável, fortalecem o sistema imunológico e previne doenças.
  • Desenvolvem a autoestima: se sentem capazes e competentes quando conseguem realizar atividades físicas.
  • Aprendem a se relacionar com os outros: cooperam, resolvem conflitos e constroem amizades.

A aprendizagem é um processo natural e contínuo que ocorre ao longo de toda a vida. Na educação infantil, a aprendizagem é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Através da aprendizagem, a criança:

  • Desenvolve as habilidades cognitivas como a atenção, a memória, a linguagem e o raciocínio. Essas habilidades são necessárias para o aprendizado de novos conteúdos e para a resolução de problemas.
  • Desenvolve as habilidades motoras como a coordenação motora fina e grossa. Essas habilidades são necessárias para a realização das atividades cotidianas e para o desempenho de atividades físicas.
  • Desenvolve as habilidades socioemocionais como a autonomia, a autoconfiança, a cooperação e a resolução de conflitos. Essas habilidades são necessárias para a interação com os outros e para a construção de relacionamentos saudáveis.

A expressão artística é uma forma importante de comunicação e expressão para as crianças. Através da expressão artística, as crianças podem expressar suas ideias, sentimentos e emoções, e explorar sua criatividade.

No primeiro contato das crianças com a educação escolar, é importante que o professor valorize a expressão artística, oferecendo oportunidades para que as crianças explorem os traços, as cores e as formas.

Traços são linhas que podem ser retas, curvas, grossas ou finas. As crianças aprendem a controlar seus movimentos e a desenvolver sua coordenação motora fina através da exploração de diferentes tipos de traços.

Cores são sensações visuais que podem ser percebidas pelos olhos. As crianças aprendem a identificar e a nomear as cores através da exploração de diferentes materiais e objetos coloridos.

Formas são contornos ou contornos de objetos. As crianças aprendem a reconhecer e a nomear diferentes formas através da exploração de diferentes materiais e objetos.

coleção girolhar

Conteúdos educativos atualizados

O GIRO traduz o movimento, que é uma linguagem típica das crianças, remete também aos rodopios presentes em tantas brincadeiras e brinquedos infantis.

O OLHAR traz à Coleção a importância do ver e do ser visto, de dar visibilidade às infâncias, à criança como sujeito de direitos, protagonista, potente e capaz.

É uma coleção inovadora e encantadora para as crianças de 2 a 5 anos. Um grande mergulho no universo infantil, nas vivências das crianças e nos debates teóricos e metodológicos mais atuais.

A Coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem.

ensino híbrido

Parceria com a Richmond - Aprendizado na língua inglesa

Uma das nossas parcerias é com a Richmond Solutions, que nos auxilia a prestar um trabalho excepcional na inserção do aprendizado na língua inglesa a partir da educação infantil.

Essa parceria engloba:

material

Coleção Nautas

Os materiais da Coleção Nautas para os anos iniciais do Ensino Infantil concebe a criança como um viajante pelo mundo de saberes e conhecimentos. Tem como principal objetivo instigá-lo a pesquisar, investigar, analisar, explorar e experimentar, de forma interativa e contextualizada, diferentes itinerários para sua formação como um ser integral.

A estrutura da coleção Nautas para o Ensino Infantil conta com livros de todos os componente, personalizados para cada ano.

A coleção Nautas é essencial para trabalhar os seguintes pontos nas crianças:

Presença dinâmica e alegre na formação para a vida

Principais atividades:

ações sociais

Projeto Pastoral

Acreditamos que o compromisso social se aprende e deve ser estimulado.

Nossas crianças são inseridas em projetos de ação social com o carisma das Irmãs Salesianas e atuam de maneira a entender a importância de serem bons cidadãos.

Atividades extracurriculares

O complemento da vida escolar após as aulas

Esportes

Incentivamos a prática de esportes e fornecemos algumas opções como atitividades extraclasse para nossos estudantes.

Treine com o CCJ

Temos treinos de Futsal, Basquete, Vôlei, Natação e Judô.
Saiba mais

Ballet

Por meio do ato de dançar, a criança consegue perceber o espaço ao seu redor, o ritmo e a melodia da música que toca, e muito mais.

Vamos ensaiar

Essa prática é uma manifestação artística e como tal desenvolve a imaginação e estimula processos criativos.
Saiba mais

Teatro

O teatro pedagógico é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento de diversas habilidades

Expresse criatividade

O teatro na escola oportuniza aos estudantes uma enorme gama de aprendizados
Saiba mais

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