Pastoral #CoracaodeJesus

Catequese do Colégio Coração de Jesus 2020

A catequese no Colégio Coração de Jesus, não se confunde com a aula de Ensino Religioso. Ela é oferecida em turno contrário ao das aulas para aqueles que desejarem participar.

A catequese é proposta como iniciação cristã católica, dado o fato de que a comunidade educativa constitui uma autêntica comunidade de fé, onde se vivem os sacramentos e celebra-se a Santa Missa.

Estamos unidos à Paróquia a qual pertencemos Paroquia São Gonçalo.


Finalidade da Catequese

A catequese está organizada, no Colégio Coração de Jesus, para atender de maneira particular, as famílias católicas que desejam formar seus filhos/as nos princípios da doutrina da Igreja Católica. Além das aulas e encontros de Ensino Religioso, que são determinantes nessa formação, o Colégio oferecerá a catequese. É nesse espaço que se faz a preparação para os sacramentos da Eucaristia e Crisma.

A preparação para a primeira comunhão se dará em dois anos, com encontros semanais. Nosso Programa de Catequese promove as vivências seguindo o ciclo de dois anos em sintonia ao da Paróquia na qual estamos inseridos.

A catequese e as programações litúrgicas fazem parte do processo de evangelização e têm por finalidade estimular os que voluntariamente desejam um aprofundamento na fé. Especificamente os alunos 5º ao 8º ano, que são acolhidos na catequese para a Primeira Eucaristia (Iniciação Cristã).

Aos alunos do Ensino Médio será dada a oportunidade de participar do Encontro de Jovens e o Sacramento do Crisma, que se constitui em um encontro de espiritualidade, que semanalmente se reúne à tarde para momentos enriquecedores de convívio e reflexão espirituais.

Funcionamento da Catequese

A catequese do Colégio Coração de Jesus, é uma catequese pastoral ambiental, onde o/a aluno/a tem a oportunidade de se preparar para receber os sacramentos.

O Projeto Educativo Pastoral do Colégio Coração de Jesus, tem como objetivo formar o interlocutor de forma integral, para o serviço a Jesus Cristo e ao próximo; é isso o que dinamiza a catequese.

O próprio projeto quer formar o interlocutor pela palavra e pelo exemplo SERVIAM, isto é, abranger o todo do ser humano.

Horários da Catequese 1ª Eucaristia e Crisma

2ª Etapa - Segunda-Feira, às 18h/19h – Catequista Jailson

2ª Etapa - Quarta-feira, às 10h30/11h30 – Catequista Tatiane

2ª Etapa - Quinta-feira, às 17h45/18h45 – Catequista Laura

2ª Etapa - Quinta-Feira, às 19h/20h - Catequistas Uilani e Higor

2ª Etapa - Sexta-feira, às 18h/19h – Catequista Edilaine e Elson