Teatro escolar
Criatividade e expressividade
O processo educacional é uma ação de extrema importância que visa a inserção e adequação de um indivíduo na sociedade, além de ser um processo sistêmico que busca desenvolver as capacidades físicas, intelectuais e morais de cada ser humano (Mendes, 2012).
O teatro pedagógico é uma modalidade artística que privilegia o uso da linguagem e promove o desenvolvimento de diversas habilidades relacionadas ao crescimento cognitivo, afetivo e psicomotor no âmbito escolar, sendo um instrumento potencializador dentro do processo educacional.
O uso do teatro em instituições educacionais mostra seu comprometimento com o conhecimento, uma vez que a “linguagem artística envolve as pessoas em processos de integração consigo mesmo, com o outro e com o seu entorno” (MARTINS, 2008).
O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, pois oportuniza aos estudantes uma enorme gama de aprendizados ligados à socialização, criatividade, coordenação, memorização, ao vocabulário e muitos outros (JUNQUEIRA et al., 2002).
O Teatro mesmo regido por leis e presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1998), quando nas escolas, na maioria das vezes, é caracterizado como o famoso atrativo da escola ou o ‘teatrinho para as datas comemorativas’, porém sabemos que isso pouco contribui para o desenvolvimento de um educador e educando crítico e sensível ao seu tempo e com visão global do mundo que pertencem. Inúmeros são os autores que insistem na utilização desta linguagem artística na Educação e a favor desta, e aqui ressaltamos Spolin (1987) e Boal (1996) que primam em mostrar as vantagens de se utilizar o Teatro nas áreas das Ciências Humanas e insistem em suas hipóteses para trabalhar de maneira lúdica, criativa e interdisciplinar a restituição corpo e mente em uma só unidade complexa, assim como a Educação Escolar e as estruturas curriculares das escolas.
Objetivo do projeto
Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente e auxiliar no desempenho pedagógico dentro de sala de aula através de jogos cênicos e técnicas teatrais trabalhadas ao decorrer do ano letivo, tendo como resultado apresentações com temas educativos que colaboram com o desenvolvimento artístico dos estudantes.