As palavras e as sonoridades são elementos essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas propostas são
importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos e, principalmente para a construção da consciência fonológica.
Algumas atividades realizadas para promover desenvolvimento linguístico e de consciência fonológica:
- Jogar jogos de adivinhação: os jogos de adivinhação ajudam as crianças a desenvolver a compreensão do jogo
simbólico e da linguagem simbólica. - Fazer rimas: fazer rimas ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades de percepção das sonoridades finais nas palavras.
- Experimentar com diferentes palavras: as crianças constroem listas de palavras para desenvolver conhecimentos linguísticos relacionados a letra inicial, sonoridade inicial, quantidade e ordem das letras nas palavras.
É importante ressaltar que nesse processo de pré-alfabetização as crianças aprendem em seu próprio ritmo, e é importante ser paciente e compreensivo.
Ao promover o desenvolvimento de palavras e sonoridades de forma lúdica e significativa, os professores podem ajudar as crianças a desenvolver as habilidades essenciais para o sucesso na educação infantil e, principalmente no 1˚ Ano do Ensino Fundamental que é a série mais dedicada ao processo de sistematização do letramento e da alfabetização.